6 Comentários
Há 23 horasGostado por Carta para navegantes

Esse seu texto me animou. Eu tinha deletado meu Substack, mas ter visto sua chamada no Insta pra cá me trouxe de volta. Acho que vi no stories da Laura Cohen. Me deu vontade de te falar uma prática meio wtf, mas que muito me diverte. Escrevo diário no laptop. Sinto que não conseguiria decifrar a minha caligrafia se passasse um tempo longo após a minha escrita. De todo modo, esses diários tem o título carinhoso de Vomitodromo. A prática consiste em passado determinado tempo [6 meses, 1 ano], voltar lendo o que se escreveu, dessa vez pinçando fragmentos de sustos, absurdos, e coisas semi-poéticas. Em janeiro eu publiquei esses fragmentos com o título de Cancelamento de ruído, muito pelos fones novos com essa tecnologia anti barulho, que ajuda, mas aliena ao mesmo tempo. Esse sábado agora [21/9] lanço o segundo volume desse mini-projeto fragmentário. Eu quis vir aqui te contar isso, porque é um estranhamento ver esses fragmentos dialogando uns com os outros como uma forma de aproximações induzidas. Claro, fazer esse levante em um arquivo de 100 páginas, talvez o mais interessante fique de fora, mas são os mais bobos os melhores.

Eu tive um pico de mania depois de ver Dias perfeitos em casa. Não consegui ver no cinema. Mas assim, enlouqueci. Fiquei de rever, mas por enquanto não posso tamanha vertigem. Enfim, obrigado por falar desse amorzinho por fragmentos, sempre construindo em cima de ruínas ruidosas que se levantam, ah como levantam.

Expand full comment
author

Muito obrigada por compartilhar um pouco do seu processo ❤️ coincidência muito grande, aliás, pois estou preparando uma carta só sobre diários, hábito que mantenho desde os 11 anos e - olha só - hoje também escrevo no laptop e no celular, num grande documento do google doc, pra acessar de qualquer lugar. Que bom que voltou pro substack, a casa é sua!!

Expand full comment
set 17Gostado por Carta para navegantes

parabéns, bruna, embora tenha sido um pouco gatilho ler tantos prazeres cotidianos no exato momento em que brigo com uma burocracia bancária e acadêmica. riquíssima, muitas referências para explorar. e uma imagem: a de liam neeson como kinsey, antes de se acomodar no mesmo e repetitivo papel de macho vingador.

Expand full comment
author

Sinto muito, infelizmente essas burocracias são as inimigas do prazer --- sempre quero finalizá-las o quanto antes pra voltar às pequenas alegrias. E eu amo o filme do Kinsey, Liam e Laura Linney num ótimo par representando esse casal icônico!

Expand full comment
set 17Gostado por Carta para navegantes

Delícia de carta, um lembrete generoso para apreciar as pequenezas da (por vezes tão massacrante) rotina.

Expand full comment
author

Com certeza, precisamos fazer esse esforço diário, senão, nada feito!

Expand full comment